Seguidores

sábado, 28 de julho de 2007

continuação

Pum: Então rapas, eu não te disse para teres cuidado com as videiras? mas isto foi sem querer,- Eu não te pedi justificações, alem disso tu já estavas avisado para teres cuidado, se volta a acontecer outra igual levas um sopapo nos queixos que te saem os dentes pela cova do ladrão mas ouviste bem?. Tu ainda és bezerrito tens que ser amansado, ou então voltas lá para a tua baiuca que lá é que tu estás bem.
Pronto pessoal, para hoje já chega, também já não se vê nada,- pois não por isso é que o miúdo deu com a sachola na videira. Boa noite mulher- boa noite;- Então o rapas já chegou muito tarde?- já, eu até pensei que ele se tinha perdido.- Eu é que tive culpa porque o empatei,-tá bem não há problema.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

A DESCULPA

Então rapaz só agora? -Estive a fazer um recado á sra..
Está bem, eu logo falo com a sra. Olha rapaz eu ainda não
te disse mas vou dizer-te, eu não quero cá mentiras, o
resultado se tu me mentires é o seguinte: por cada mentira
corto-te um braço, e quando tu não tiveres braços mando-te
para a tua casa. Eu não quero cá gente inútil: Percebido?
Sim senhor. Agora pega naquela sachola e começa a arrancar todas as ervas
sem tocares com a sachola no pé das videiras, está entendido? Sim senhor.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

FALAR DO PASSADO

http://egoncalvesplanetasolnet.blogspot.com/ Lá foi o E. cheio de medo e á pressa roçar outro molho de mato e leva-lo sempre a correr. Quando chegou a casa só estava a sra. D. Luz Então menino já chegaste mas demoraste tanto. Mas não te assustes não te vai acontecer mal. Tu já viste outro cabelo assim tão grande como este? não minha sra. sabes quantos metros mede o meu cabelo? Não. Tem um metro e sessenta centímetros tantos metros,- eu vivo só para o meu cabelo e para o meu marido. mas agora anda cá vês alem aquela vinha por baixo dos eucaliptos? sim sra. vejo bem e vês aqueles senhores que andam lá no meio da vinha? Sim sra. vejo bem, é o sr. José com o pessoal, vai e diz, que estiveste a fazer um recado para mim e não tenhas medo que nada te vai acontecer. havemos-de ser grandes amigos e falar muito. (Mas olha que isto não é para dizer a ninguém) percebeste? sim minha sra. agora vai.

FALAR DO PASSADO

E o pobre do E. lá foi cheinho de medo do que lhe podia acontecer e depois foi roçar o respectivo molho para levar para o curral das cabras. Depois da tarefa cumprida, dirigiu-se a casa onde apenas encontrou a senhora D. Luz,- Então meu menino já chegaste, mas demoraste tanto, não te preocupes que digo ao sr. José que foste fazer um recadinho para mim. Então conta-me cá, já alguma vês viste um cabelo deste tamanho? Não minha senhora; sabes quantos metros tem? Tem 1,60 metros, um um é muito grande, pois é eu vivo só para o meu cabelo e para meu homem. Mas agora anda cá que eu vou-te dizer o que vais fazer; e diz ao sr. José que demoraste, porque foste fazer uma coisa para a sra. anda cá olha aqui em nossa frente, vês aquela vinha grande alem naquela encosta ao lado direito dos eucaliptos? sim minha sra. vês aqueles homens no meio da vinha? sim minha sra. é o sr. José e mais o pessoal vai lá e dis que te demoraste pela sra. que eu depois falo com ele, está bem? e não tenhas medo de nada.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

FALAR DO PASSADO

E lá vai o pobre miúdo com o coraçãozíto apertado, a pensar como é que havia-de
saber qual é a courela do patrão. Chegou, olhou voltou a olhar calculou, deve ser aqui. Toca a roçar, ainda mal tinha começado quando ouviu, olha lá rapas foi isso que o teu patrão te ensinou? a roubar para ele?... O sr. sé disse-me que era a
courela do lado direito, e ele dice-te para que lado te devias virar para escolheres o
teu lado direito? não senhor, eu vi logo que ele é tão burro como tu.
Mas olha eu não te vou fazer mal porque tu não tens a culpa. Pega no mato que tens roçado e vai po-lo alem á porta daquele curral que tem a porta verde mas tem cuidado não te enganes, se queres levar a vida direita. Então e depois onde é que vou roçar para o meu patrão? Ali e não te enganes cuidado.

terça-feira, 24 de julho de 2007

ABRE OS OLHOS RAPAZ!

Abre os olhos rapaz e salta da cama! Que já é tarde. Então e que tal?
já tens fome para comer esta fatia de pão com azeitonas e beber e boer este copo de aguardente? Já sim senhor. Assim é que se responde sempre sim senhor e não senhor. Bá come lá depressa que é tarde, depois pegas numa corda e numa roçadoira para ires ao mato. Tu já sabes roçar mato não sabes? sei pouco, porque ainda rocei pouco. Deixa lá aqui bais roçar muito para saberes muito. O mato é para por na cama das cabras anda cá que eu bou-te dizer onde é o curral das cabras, e bou-te também mostrar onde bais roçar o mato. Olha aqui é o curral das cabras e o mato é alem naquela encosta tás a ber? Agora toma atenção há lá três courelas e tu roças na do lado direito, tem cuidado porque se roças na do meu cunhado e ele te apanha ele coça-te o pelo. E o pobre do miúdo lá foi. mas o azar bateu-lhe á porta.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

FALAR DO PASSADO (continuação)

Enão até á proxima: Deite-me a sua benção meu pai e minha mãe. Que deus te abençoe filho,- B´´a lá rapas temos que ser breves porque ainda temos quatro horas de caminho e daqui apouco é noite. -olha lá rapas ainda não me dissete o teu nome eu sou E. G. está bem. Chegados a casa, e feitas as apresentações: olha lá a que horas te costumas levantar la na tua casa?´ás oito ou mais, pois é por isso é que em tua casa não há ~que comer, pois olha aqui á hora que em tua casa se levantam já toda a gente ganhou para o almoço; A partir de amañhã o levantar é ás seis horas da manhã. A hora de deitar é depois do trabalho pronto, estamos entendidos? sim senhor. Pronto por hoje é jamtar e ir para a cama.