Seguidores

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O DESFECHO

A CONFISSÃO Ó filho. Agora que essa besta já foi embora tu vais contar-me tudo como se passou. Mas não quero mentiras, não precisas ter medo que eu já disse que não te bato, Ó mãe já disse que não tive culpa, mas é que não tive mesmo culpa. Mas conta-me como foi. Mãe eu não quero falar disso, mas eu ao pai conto. Olha filho se tu não queres contar Tudo bem, mas eu sei que a culpa não foi só dela. PENSAMENTOS E TEORIAS
No Amor, o Homem Deve Tomar a Iniciativa O pudor inibe a mulher de provocar certas carícias, mas sente prazer em recebê-las quando outro as começa. Sim, um homem tem em demasiada conta as suas qualidades físicas, se espera que seja a mulher a primeira a rogar. É ao homem que compete começar, é ao homem que compete pronunciar as palavras suplicantes; a ela acolher favoravelmente as suas brandas preces. Queres possuí-la? Pede. Ela deseja tanto como tu ser rogada. Explica-lhe a causa e a origem do teu amor. Júpiter dirigia-se suplicante às antigas heroínas; apesar do seu poder, nenhuma o vinha provocar. Mas se as tuas preces se quebram na distância dum orgulho desdenhoso, abandona o que começaste e recua. Como elas desejam o que lhes escapa, e detestam o que está ao seu alcance! Sendo menos insistente, não mais serás repelido. E a esperança de alcançares os teus fins nem sempre deve aparecer nos teus pedidos; que o amor penetre sob o nome da amizade. Vi mulheres esquivas serem enganadas desta maneira: o que fora seu cortesão, tornara-se seu amante Ovídeo, in "A Arte de Amar"

domingo, 7 de outubro de 2007

O INTERREGNO

PENSAMENTOS E TEORIAS No Amor, o Homem Deve Tomar a Iniciativa O pudor inibe a mulher de provocar certas carícias, mas sente prazer em recebê-las quando outro as começa. Sim, um homem tem em demasiada conta as suas qualidades físicas, se espera que seja a mulher a primeira a rogar. É ao homem que compete começar, é ao homem que compete pronunciar as palavras suplicantes; a ela acolher favoravelmente as suas brandas preces. Queres possuí-la? Pede. Ela deseja tanto como tu ser rogada. Explica-lhe a causa e a origem do teu amor. Júpiter dirigia-se suplicante às antigas heroínas; apesar do seu poder, nenhuma o vinha provocar. Mas se as tuas preces se quebram na distância dum orgulho desdenhoso, abandona o que começaste e recua. Como elas desejam o que lhes escapa, e detestam o que está ao seu alcance! Sendo menos insistente, não mais serás repelido. E a esperança de alcançares os teus fins nem sempre deve aparecer nos teus pedidos; que o amor penetre sob o nome da amizade. Vi mulheres esquivas serem enganadas desta maneira: o que fora seu cortesão, tornara-se seu amante.· Ovídeo, in "A Arte de Amar"